Muitas pessoas ficam surpreendidas ao saber que a Auriculoterapia, também conhecida como acupuntura auricular, é uma maneira eficaz de tratar muitas condições de saúde. Embora existam referências em textos chineses que datam de 500 AC que relatam o uso da orelha externa para aliviar sintomas, a prática atual de auriculoterapia na China e nos Estados Unidos é baseada na pesquisa de um médico francês na década de 1950. O Dr. Paul Nogier, de Lyon França, notou que muitos de seus pacientes com ciática tinham uma cicatriz particular na orelha. Esses pacientes tinham sido tratados por um leigo local que havia cauterizado o ponto na orelha que correspondia de acordo com a medicina chinesa à dor nas costas. Depois de tomar conhecimento desse facto, Nogier começou a usar agulhas de acupuntura para tratar este “ponto ciática” com grande sucesso. Formulou e refinou a teoria em que a orelha representa todo o corpo anatômico e, portanto, pode ser usado para tratar muitas condições. Muitas vezes a orelha é referida como um microsistema de todo o corpo.

A auriculoterapia funciona por vários motivos. Um dos mecanismos apontados passa pela morfologia e trajecto dos nervos na orelha que se ligam com centros reflexos no cérebro. Essas vias neurológicas enviam mensagens para a medula espinhal e, em seguida, para a área reflexa no corpo. Outro mecanismo apontado é a liberação de endorfinas. A pesquisa mostrou que a estimulação de pontos no ouvido causa a liberação sistêmica de endorfinas. As endorfinas ajudam a criar uma sensação de bem-estar e aliviar a dor.

A acupuntura auricular é uma maneira eficaz, prática e acessível de abordadr e tratar uma variedade de condições como vícios, ansiedade, trauma emocional.
Varias organizações à volta do mundo como a National Acupuncture Detoxification Association desenvolveram protocolos para tratar vícios e trauma emocional. O protocolo (NADA) é usado em muitos centros de dependência e recuperação em todo o mundo. As condições de dor crônica e aguda respondem bem à acupuntura da orelha. O stress, a insônia e a ansiedade também são tratados de forma eficaz. Em 2009, a Força Aérea, a Marinha e o Exército dos EUA começaram a formar os seus médicos em acupuntura auricular para tratar com mais eficácia soldados e veteranos de dor crônica e distúrbios de estresse agudos e crônicos, como o P.T.S.D.